ARTRITE dá direito a Isenção de impostos como IPI, ICMS, IPVA, IOF e RODÍZIO?

ARTRITE dá direito a Isenção de impostos como IPI, ICMS, IPVA, IOF e RODÍZIO?

A artrite, que atinge pessoas de diversas idades, inclusive crianças, é uma inflamação das articulações de nosso corpo que gera alguns severos sintomas, como dores intensas, deformidade nos membros e dificuldade nos movimentos.

Apesar de ser tratada com medicamentos e fisioterapia, essa patologia não tem cura. O que muitas pessoas com essa limitação não sabem é que têm direito à isenção de impostos na compra de carros.

Por que elas têm esse direito?

A limitação motora trazida por patologias reumáticas, como a artrite reumatoide, concede o direito de se comprar veículos com a chamada Isenção Tarifária. Tal desconto pode chegar até 30% na compra de um carro 0 km na forma de isenção de impostos, independentemente se a pessoa com limitação esteja na qualidade de condutor ou não condutor do veículo.

Apesar de muitas pessoas acharem que esse direito é destinado apenas às pessoas com limitações físicas aparentes, como cadeirantes, com amputações ou outras imobilidades, patologias como a artrite, cânceres, entre outras patologias como as neurológicas, ortopédicas ou oncológicas, também entram no escopo do benefício. Isso porque tal desconto é válido para todas as pessoas que, por motivo de patologias ou acidentes, tiveram a capacidade de conduzir veículos comuns comprometida.

O objetivo principal da isenção tarifária é disponibilizar condições tarifárias favoráveis para que as pessoas com limitações tenham um acesso mais fácil e seguro à compra de carros automáticos ou adaptados para suas necessidades, visto que a condução de carro comum, além de apresentar riscos para a saúde do condutor com limitações, pode provocar riscos também para terceiros no caso da perda de direção do veículo.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Agende agora sua avaliação gratuita

Comentários

    Veja mais

    CIRURGIA E OU LESÃO DE OMBRO

    A legislação brasileira prevê isenção de impostos para a compra de automóveis disponível para pessoas com limitações, um interessante benefício compensatório que pode ajudar a devolver a liberdade e a

    Ler mais »

    ARTRODESE

    Pouco se fala sobre o direito das pessoas portadoras de limitações físicas a isenção dos impostos IPVA, IPI e ICMS, além da compra de um veículo novo com desconto. Atualmente,

    Ler mais »

    PRÓTESE DE FEMUR

    Você sabia que pessoas que fazem uso de próteses externas e internas, como a prótese de fêmur, têm direito a isenção de impostos e rodízio municipal na compra de um

    Ler mais »