CIRURGIA DE JOELHO dá direito a Isenção de impostos como IPI, ICMS, IPVA, IOF e RODÍZIO?

CIRURGIA DE JOELHO dá direito a Isenção de impostos como IPI, ICMS, IPVA, IOF e RODÍZIO?

Embora nem sempre seja discutida, a isenção de impostos na compra de um carro zero é um direito concedido a alguns específicos grupos de cidadãos, portadores de determinadas patologias. Ao todo, são 32 quadros patológicos que se enquadram no benefício, garantido pela legislação brasileira. Pessoas que passaram por cirurgia de joelho são um dos grupos que têm direito a esta isenção.

Para saber mais sobre como é o funcionamento do direito neste caso, continue fazendo a leitura deste artigo, onde trazemos um pequeno guia respondendo as principais dúvidas.

A cirurgia de joelho e seus tipos

Os joelhos são as articulações do corpo mais vulneráveis a sofrer com complicações e lesões. Existe uma série de causas que podem causar dores nos joelhos, tais como quedas, lesões decorrentes da prática de atividades físicas, e acidentes; que podem afetar os tendões, ligamentos, menisco, sua estrutura óssea e até mesmo a cartilagem.

Assim como as causas que prejudicam os joelhos podem variar, seus tratamentos também podem. O paciente pode vir a se tratar com o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia e cirurgia, sendo esta última, apenas em situações extremas.

A cirurgia de joelho é um procedimento delicado, e se divide em seis categorias. São elas:

– Artroplastia;

– Artroscopia;

– Cirurgia de joelho parcial;

– Cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzador Anterior (LCA);

– Ressecção;

– Substituição completa do joelho.

Qualquer pessoa que tenha problemas no joelho pode solicitar o benefício?

A recuperação total após uma cirurgia de joelho pode se estender por um período médio entre seis a oito meses, dependendo do tipo de cirurgia submetido. Mas, para isso, é importante que o paciente dê início ao processo de reabilitação (sessões de fisioterapia) o quanto antes.

Durante este tempo, a pessoa terá certa dificuldade para se locomover, e isso por sua vez, refletirá também na sua condução de veículos. Em outras palavras, a sua mobilidade será altamente reduzida.

Qualquer pessoa que tenha problemas na área e que tenha se submetido à cirurgia de joelho pode solicitar o benefício de isenção de impostos na compra de carros novos. Mas, para isso, ela deverá em um primeiro momento, apresentar seu laudo médico que comprove a condição ou a intervenção cirúrgica.

Mesmo indivíduos que já fizeram a cirurgia e estão completamente reabilitados têm direito à isenção, já que mesmo após o procedimento, a articulação se torna mais sensível.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Agende agora sua avaliação gratuita

Comentários

    Veja mais

    CIRURGIA E OU LESÃO DE OMBRO

    A legislação brasileira prevê isenção de impostos para a compra de automóveis disponível para pessoas com limitações, um interessante benefício compensatório que pode ajudar a devolver a liberdade e a

    Ler mais »

    ARTRODESE

    Pouco se fala sobre o direito das pessoas portadoras de limitações físicas a isenção dos impostos IPVA, IPI e ICMS, além da compra de um veículo novo com desconto. Atualmente,

    Ler mais »

    PRÓTESE DE FEMUR

    Você sabia que pessoas que fazem uso de próteses externas e internas, como a prótese de fêmur, têm direito a isenção de impostos e rodízio municipal na compra de um

    Ler mais »