Categorias
Patologias Sem categoria

CÂNCER DE PRÓSTATA PÓS CIRÚRGICO

A cirurgia é a melhor opção para quem é diagnosticado com câncer de próstata, uma vez que todo o tumor maligno é retirado, permitindo a cura do paciente. Este é o 2º câncer mais comum entre os homens, podendo atingir homens de diferentes idades. O pós-operatório da prostatectomia radical é relativamente rápido, sendo necessárias em alguns casos, sessões de quimioterapia para complementar o tratamento. O que muitas pessoas não sabem é que os portadores da patologia têm direito à isenção de impostos na compra de carros.

É de conhecimento popular que a isenção de impostos, que pode gerar até 30% de desconto na compra de um carro novo, abrange apenas as pessoas com limitações físicas aparentes, como cadeirantes, com amputações ou outras imobilidades. Porém, diversos tipos de cânceres, como o de próstata, por exemplo, também dão esse direito para os portadores.

Além dessa, outras patologias como as neurológicas, ortopédicas ou oncológicas, também entram nesse escopo do benefício. Mas, afinal, porque pessoas com câncer têm direito à isenção, se não possuem limitações locomotoras? É muito simples responder a essa pergunta: qualquer portador de alguma dessas patologias tem grandes chances de, ao fazer movimentos repetitivos, como dirigir um carro, por exemplo, sentir dores intensas e até mesmo complicar seu quadro clínico.

Condições necessárias

Para conseguir o benefício, a pessoa deve se encontrar de maneira permanente em uma situação de redução de mobilidade nos membros superiores ou inferiores do corpo. O comprometimento da função física pode se apresentar como paraplegia, paralisia cerebral, paraparesia, monoplegia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, monoparesia ,triparesia, hemiplegia, amputação ou ausência de membro, membros com deformidades congênita ou adquirida. Além de apresentar riscos para a saúde do condutor com limitações, pode provocar riscos também para terceiros no caso da perda de direção do veículo. Por isso, as mesmas podem ter direito à isenção de impostos na compra de um carro 0 km, de 30% do valor, podendo ser aplicado a um carro automático e adaptado para as limitações de cada condutor, devido às dificuldades de movimentos.