Posso comprar qualquer carro com isenção?

A compra de carros com isenção no Brasil está crescendo exponencialmente e com isso surgem infinitas dúvidas, já que este é um bem de alto valor e durabilidade. Existem é claro normas para regulamentar a aquisição de veículos com isenção, isso significa que é necessário que o carro esteja dentro de algumas normas para que possa ser adquirido. 


Confira nossa lista de carros com isenção

Carro com isenção tem de ser a baixo de R$ 70 mil?

Não, de acordo com a lei você pode adquirir qualquer veículo com isenção, desde que a fabricação desse veículo seja no Brasil, e seja um veículo do tipo passeio, pick-ups por exemplo não entram na isenção, pois são caracterizados veículos de trabalho. Veículos importados não entram, com exceção de um fabricante que devido a especificidade de seu modelo (Veículo híbrido) têm por lei liminar que garante esse direito. 


Confira nossa lista de carros com isenção

Posso comprar qualquer carro?

Sim, as características necessárias para compra são de que o carro seja produzido nacionalmente ou em algum dos países do mercosul, também é necessário que o veículo seja 0KM para aplicação da isenção do IPI.

Caso o veículo escolhido ultrapasse o valor de R$ 70 mil, o consumidor não receberá isenção de IPI, será concedido apenas os benefícios estaduais. 


Confira nossa lista de carros com isenção

Quantos carros posso comprar?

Os consumidores que optarem por veículos com isenção devem ficar atentos a lei, pois só poderão fazer uma nova compra dois anos após a aquisição do primeiro veículo. Os compradores podem ter um carro com isenção ou um carro com isenção de IPI e outro com isenção de IPVA e rodízio. A lei diz que o consumidor deve ficar este período com o automóvel, caso o consumidor isento de IPI deseje vender o carro com menos de dois anos e o isento de ICM com menos de três anos, devem pagar todos os impostos de que foram isentos no momento da compra. O acerto financeiro destes impostos será realizado com atualização monetária e acréscimos legais deste a data de compra do automóvel.

Entretanto após realizar os pagamentos o proprietário poderá vender o carro pelo preço da tabela fipe. Desta forma ele dificilmente terá uma perda tão significativa em relação ao valor pago com isenção de impostos pelo oferecido na venda.


Confira nossa lista de carros com isenção


Facebook


Twitter


Youtube