Posso comprar qualquer carro com isenção?

Posso comprar qualquer carro com isenção?

A compra de carros com isenção no Brasil está crescendo exponencialmente e com isso surgem infinitas dúvidas, já que este é um bem de alto valor e durabilidade.

Existem é claro normas para regulamentar a aquisição de veículos com isenção, isso significa que é necessário que o carro esteja dentro de algumas normas para que possa ser adquirido. 

Carro com isenção tem de ser a baixo de R$ 70 mil?

Não, de acordo com a lei você pode adquirir qualquer veículo com isenção, desde que a fabricação desse veículo seja no Brasil, e seja um veículo do tipo passeio, pick-ups por exemplo não entram na isenção, pois são caracterizados veículos de trabalho. Veículos importados não entram, com exceção de um fabricante que devido a especificidade de seu modelo (Veículo híbrido) têm por lei liminar que garante esse direito. 

Posso comprar qualquer carro?

Sim, as características necessárias para compra são de que o carro seja produzido nacionalmente ou em algum dos países do mercosul, também é necessário que o veículo seja 0KM para aplicação da isenção do IPI.

Caso o veículo escolhido ultrapasse o valor de R$ 70 mil, o consumidor não receberá isenção de IPI, será concedido apenas os benefícios estaduais. 

Quantos carros posso comprar?

Os consumidores que optarem por veículos com isenção devem ficar atentos a lei, pois só poderão fazer uma nova compra dois anos após a aquisição do primeiro veículo. Os compradores podem ter um carro com isenção ou um carro com isenção de IPI e outro com isenção de IPVA e rodízio. A lei diz que o consumidor deve ficar este período com o automóvel, caso o consumidor isento de IPI deseje vender o carro com menos de dois anos e o isento de ICM com menos de três anos, devem pagar todos os impostos de que foram isentos no momento da compra. O acerto financeiro destes impostos será realizado com atualização monetária e acréscimos legais deste a data de compra do automóvel.

Entretanto após realizar os pagamentos o proprietário poderá vender o carro pelo preço da tabela fipe. Desta forma ele dificilmente terá uma perda tão significativa em relação ao valor pago com isenção de impostos pelo oferecido na venda.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Agende agora sua avaliação gratuita

Comentários

    Veja mais

    CIRURGIA E OU LESÃO DE OMBRO

    A legislação brasileira prevê isenção de impostos para a compra de automóveis disponível para pessoas com limitações, um interessante benefício compensatório que pode ajudar a devolver a liberdade e a

    Ler mais »

    ARTRODESE

    Pouco se fala sobre o direito das pessoas portadoras de limitações físicas a isenção dos impostos IPVA, IPI e ICMS, além da compra de um veículo novo com desconto. Atualmente,

    Ler mais »

    PRÓTESE DE FEMUR

    Você sabia que pessoas que fazem uso de próteses externas e internas, como a prótese de fêmur, têm direito a isenção de impostos e rodízio municipal na compra de um

    Ler mais »