PARALISIA

PARALISIA

Muitas pessoas com limitações têm interesse em comprar um automóvel com isenção de impostos, mas ainda existem muitas dúvidas sobre como proceder. Entre os candidatos à isenção, as pessoas com paralisia, seja ela total ou parcial, representam uma parcela significativa daqueles que podem economizar ao comprar um carro.

Por isso, preparamos o artigo a seguir para ajudar as pessoas com limitações a adquirirem o seu veículo muito mais barato, facilitando o pleno exercício da cidadania e do direito de ir e vir. Confira!

Legislação específica

A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, destinada a pessoas com limitações, sendo elas condutoras ou não, é assegurada na Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, que estipula esse benefício para o transporte autônomo de passageiros e para pessoas com limitações físicas.

Já a Instrução Normativa RFB nº 1769, de 18 de dezembro de 2017, regulamenta a aplicação da isenção não apenas do IPI, na compra de automóveis por pessoas com deficiência mental severa ou profunda, autistas, com deficiência física ou visual.

Isso representa até 30% de desconto na aquisição de um automóvel novo, dependendo do tipo do motor e do combustível utilizado. Evidentemente, essa isenção somente pode ser solicitada para carros fabricados no Brasil ou em países do Mercosul.

Sobre a paralisia

Pessoas portadoras de paralisia, total ou parcial, podem solicitar a isenção de impostos para a aquisição de um veículo, mas, nesse caso, precisa ser uma paralisia que seja um obstáculo para a dirigibilidade plena, situação que é avaliada por um médico perito.

A paralisia tem muitas formas, sendo as mais comuns a poliomielite (ou paralisia infantil), a paralisia cerebral (lesão no sistema nervoso), paralisias causadas por lesão medular e a paralisia por algum trauma. É causada pelo funcionamento deficiente de uma ou múltiplas áreas do sistema nervoso central, da medula ou dos nervos que se ligam aos músculos.

Nesses casos, a legislação prevê isenção para uma serie de tipificações de paralisia, incluindo paralisia irreversível e incapacitante, paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia.

Como obter a isenção

O processo para obter a isenção de impostos para a compra de um carro é bastante complexo, no sentido de que ocorrem mudanças na estrutura burocrática a todo instante. Para garantir o deferimento do pedido, o ideal é que a pessoa com limitações procure um especialista em isenções como a Mega.

O próximo passo é solicitar junto à Receita Federal a isenção do IPI para o carro desejado – lembrando que só podem ser escolhidos carros produzidos no Brasil ou no Mercosul. Por fim, devem ser solicitadas as demais isenções de impostos, como ICMS e IPVA, além das adaptações para a condução apropriada do veículo.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Agende agora sua avaliação gratuita

Comentários

    Veja mais

    CIRURGIA E OU LESÃO DE OMBRO

    A legislação brasileira prevê isenção de impostos para a compra de automóveis disponível para pessoas com limitações, um interessante benefício compensatório que pode ajudar a devolver a liberdade e a

    Ler mais »

    ARTRODESE

    Pouco se fala sobre o direito das pessoas portadoras de limitações físicas a isenção dos impostos IPVA, IPI e ICMS, além da compra de um veículo novo com desconto. Atualmente,

    Ler mais »

    PRÓTESE DE FEMUR

    Você sabia que pessoas que fazem uso de próteses externas e internas, como a prótese de fêmur, têm direito a isenção de impostos e rodízio municipal na compra de um

    Ler mais »